Galeria de trabalhos desenvolvidos no projeto Estúdio IFMG.
“Um núcleo de produção musical voltado à gravação de obras autorais de estudantes, ex-estudantes e servidores”
Sobre o Projeto
O Estúdio IFMG nasceu em 2023 com o objetivo de estabelecer no campus Ouro Branco um núcleo de produção musical voltado à gravação de obras autorais de estudantes, ex-estudantes e servidores. Coordenado pelo professor Antônio Costa (Toninho) e com o apoio da professora Heleniara Amorim, a iniciativa desse projeto pretende contribuir com a memória de nosso instituto, fazendo das gravações um instrumento de registro cultural e de identidade da comunidade escolar. Esse registro desempenha um papel importante na preservação da cultura local, na documentação histórica, na inspiração artística, no reconhecimento dos artistas e no fomento da diversidade.
Além disso, o projeto visa favorecer o desenvolvimento artístico dos participantes na medida em que oferece um novo espaço para vivências que fazem parte da rotina de artistas profissionais e promover o reconhecimento dos compositores, criando maior visibilidade e valorização de sua obra. Outro aspecto importante é o desejo de criar oportunidades para que os participantes vivenciem uma experiência que muitas vezes não pode ser realizada em função dos custos associados à produção musical.
Obras
Céu Anunciado
Victor Marques
Letra
Vai sem pressa de soltar os pés do chão
Que a vida vai continuar
Até pra quem ficou
Vão passar as nossas estações
Vê o estado das nossas orações
O silêncio das nossas canções
O não dito que precisa esperar
Pela a chuva que vem nos dissolver
A vontade de recomeçar
Teu nome nos tons que o vento traz desfaz toda falta de amor
A gente sempre pôde tanto mais
Ainda que os sons possam cessar
As estrelas não vão se desprender
Do céu que se anuncia entre nós
E é tão lindo
Vão passar as nossas estações
Vê o estado das nossas orações
O silêncio das nossas canções
O não dito que precisa esperar
Pela chuva que vem nos dissolver
A saudade de poder refazer
Sobre
Céu anunciado é uma canção que surgiu, pela minha primeira vez até então nesse ambiente desconhecido que era, para mim, a composição, da necessidade de transmutar um sentimento, e não da vontade. A sensação era de que eu e o violão operavámos como veículo do que queria seu lugar do lado de fora. Veio de maneira natural. É uma canção simples, que se fez de maneira mais simples ainda. E eu agradeço por ter sido o instrumento de criação dela.
É uma canção que tentar agrupar o luto, a saudade, a vontade e a aceitação, entre todos os sentimentos que costuram o caminho tradicional e nada linear da perda. Uma canção que surgiu como um canto, uma súplica, uma oração, um não dito.
Tenho uma imensa gratidão e orgulho pelo de tornar esse sentimento numa expressão musical por meio da produção incrível do meu eterno professor e amigo Toninho, que soube pegar esse delicado e tímido esboço de voz e violão e engrandecê-lo de diversas formas. Obrigado, meu amigo.
Coloco essa canção no mundo apenas para deixar que ela crie asas, e pra que eu possa desapegar de mexer na letra.
Ano Novo
Faioli
Letra
Eu tentei me convencer
De que eu estava muito bem
Que era tudo passageiro
Como é a vida de um alguém
Mas um dia vi que mentir pra mim
Já não compensava mais
Tive que me desconstruir
E deixar tudo pra trás
Eu chorei em cada ano novo
Eu sorri nas tardes de outono
Refleti durante o aconchego do inverno
Me despi do alguém que já não sou
Um dia foi demais pro alguém que eu inventei
O peso de ser eu derrubou a sua lei
E eu sou grato por mudar o meu retrato
Ou pelo menos o interior de mim
Eu chorei em cada ano novo
Eu sorri nas tardes de outono
Refleti durante o aconchego do inverno
Me despi do alguém que já não sou
Eu chorei em cada ano novo
Eu mudei em cada um dos choros
O meu pranto foi pranto em coro
Me despi do alguém que não sou mais
Mas me despedir doeu demais
Mas eu já chorei demais
Sobre
Me chamo João Flávio, conhecido também como Faioli. Sou apaixonado por música e sempre gostei de criar minhas próprias composições. “Ano novo” é meu primeiro lançamento de estúdio e representa para mim o início do sonho de seguir uma carreira musical. A música fala sobre mudança, de como antes eu me sentia limitado e preso a uma identidade que não era realmente minha, até que me libertei dessas amarras e pude ver a vida de outra forma. Espero que minha música possa transmitir e traduzir sentimentos profundos para aqueles que a ouvirem e, quem sabe, ajudar na valorização das suas próprias identidades.
Sobre o coordenador

O professor Toninho atua como docente efetivo no IFMG Ouro Branco desde 2014. Além de sua formação acadêmica e atuação na área de ensino e pesquisa, Toninho é músico, guitarrista e explorador de sonoridades eletrônicas. Movido pela curiosidade e o desejo de registrar suas músicas, ele passou a atuar na área de produção musical e tem feito dessa atividade um caminho paralelo à sua atividade profissional. O projeto Estúdio IFMG é uma forma de levar um criar um encontro desses caminhos, criando oportunidades para que a comunidade interna do IFMG Ouro Branco possa ter acesso à produção e gravação de canções autorais.